segunda-feira, 24 de maio de 2010

Amigos

É um assunto que gostaria de falar a algum tempo e ainda mais depois do que ouvi hj, tive a certeza de que essa é a melhor hora.

Amizade. Sempre entendi que amizade era (pra mim ainda é) uma espécie de amor especial por uma pessoa. Você sempre estaria lá por ela, e ela por você. Tanto que nunca curti tratar as pessoas por "amigo", quando nunca se viu aquela pessoa na rua. Parece tão banal. Uma palavra legal tendo seu sentido todo perdido. Enfim, isso são as outras pessoas. Eu não concordo, logo se eu chamo alguem de amigo, é pq ele é realmente alguem especial para mim.

Isso os outros. Estive pensando, que eu também não sigo o meu conceito. Realmente, quando entendi o conceito dessa palavra já era lá pros 14 anos, quanto conheci um amigo pra vida inteira. Ele continua na minha vida até hj. De lá pra cá que fui aprendendo o significado dessa palavra. E lá se foram 10 anos de pessoas entrando e saíndo da minha vida, umas como outras qualquer, e amigos/amigas que eu mandei embora ou me deixaram para trás.

Hj vejo que fiz muita besteira com certas pessoas, e outras fizeram muita idiotice comigo nesse tempo todo em que venho pouco a pouco entender o que é amizade. Comecei com conceito "vida ou morte". Eu dava a vida por meus amigos e eles por mim. Ledo engano. Ainda bem que não precisou as vias de fato para eu descobrir isso!

Quando eu era mais novo, eu era muito reservado, e isso me privou de algumas coisas. Então esse conceito era latente pra mim. Dps que fui deixando de ser tão reservado (ainda me pergunto se isso foi bom ou ruim, mas isso fica pra outro post...), conheci várias pessoas. Daí que comecei ter amigos que carrego até hj. O conhecer pessoas inclui pessoas na internet, onde passo maior parte do tempo qndo estou em casa. Desse saldo, posso dizer que foram (e são) experiências incríveis! Conhecer pessoas, fazemos isso o tempo todo. Mas conhecer aquelas que ficarão com você por muito tempo é ótimo.

Se fosse apenas isso tudo bem. A "parte" mais difícil da amizade é vc manter essas pessoas perto de vc. E é nessa parte que eu apanhei, apanho e com certeza vou apanhar mto ainda. É complicado. Uma porque vc demora a aprender como se faz certo, e acredite, leva muitas tentativas. E outra. Não é você sozinho. Tem a outra pessoa que é sua amiga até aquele momento. Ela também tem sentimentos, concepção, esperança em você. Na hora nunca se pensa nisso, mas depois.

Eu creio que tenho amigos de verdade, porque faço questão de frizar. Eu já fiz muita merda. Se foi sem querer ou não, realmente não importa, pois não justifica. Hora eu saí da vida de alguns. Hora saíram da minha. Com razão ou sem razão. Mas uma coisa não muda. Magoa, seja qual for o motivo.

Foram várias vezes, mas não vou citar aqui. Só digo o seguinte.
Aqueles que eu fiz merda, mas que continuam comigo. Eu peço desculpas por tudo, e agradeço por continuarem comigo, e eu vou ser uma pessoa melhor, mesmo porque eu preciso.
Aqueles que fizeram merda comigo não continuam comigo. Não desejo mal, mas também continuem onde desejaram ficar. Longe de mim.
Quem eu conhecer hj, tenha certeza que não sou seu amigo. Só com o tempo e se formos pra ser, seremos. Caso contrário esqueça.

Ah, pra fechar. Coisas estranhas e opostas
Uma amiga minha, disse que eu sou um amor e sente saudades de mim (mora em otura cidade). Foi mto legal ouvir/ler isso vindo ela. Fazia tempo que eu não era elogiado dessa forma carinhosa.

Por outro lado, até o presente momento uma outra pessoa disse que está com saudades de mim. Mas ela se afastou por um desentendimento entre a gente mesmo. Não uma briga, mas o fato de um se esquecer quem o outro era e como agia (no caso, ela se esqueceu de como eu era). Passado um mês, no dia do meu aniversário (24 anos, esse dia foi tenso. Mas foi legal, foi um dia que fez eu me livrar de um grande carma da minha vida... minha segunda ex-namorada!.... enfim. não é algo que eu me orgulhe e tb não vem ao caso agora), a dita pessoa chegou e me comemorou como se nada fosse. Isso me irritou de uma tal forma, que em poucas palavras, eu mostrei a situação real para ela. Desde então, nunca mais conversou comigo. Pode parecer que fui um tanto infantil, mas dessa vez não. Eu ODEIO que pessoas ajam como se nada tivesse acontecido. Um outro amigo meu, que hj estamos de bem, mas na época estávamos afastados, me deu feliz aniversário da forma mais fria possível. E foi ótimo da parte dele, porque ele foi honesto. Tem de ser assim as coisas. No caso, nesse mesmo dia em que fui elogiado pela minha amiga que mora longe, me chega a notícia, através de um amigo meu, que essa pessoa está com saudades de mim, mas não vem falar comigo porque se sente magoada com minha pessoa. Tem todo o direito de estar. Entretanto, teve um detalhe curioso. A notícia chegou como se eu tivesse me afastado dessa pessoa. Pelo contrário. Eu continuei no mesmo lugar de sempre, quem se afastou foi ela. Uma perguntinha. Se você sente saudades de algo ou de álguem, você não tentaria ir atrás pra haver essa coisa ou estar perto desse álguem? Fiquei pensando nisso. Conhecendo a pessoa, sei que tão cedo ela não vai se aproximar de mim por um determinado motivo, que acreditem, é "culpa" dela. Não, não vou citar qual é.

Saudades do tempo em que realmente eu era uma criança de corpo também... e achava que amigo era quem brincava de balanço comigo... inocência... xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário